A responsabilidade do carinho

Minha mãe nunca me deu chance. Nesses 24 anos de convivência foram poucas, bem poucas as vezes em que tive que me preocupar com ela. Minha mãe se preocupa com tudo e todos, inclusive com ela mesma. Toma conta dos problemas dos porteiros, dos planos de viagem da vizinha, da doença da fulana-amiga da ciclana-vizinha da beltrana que mora na mesma cidade que a irmã.

 

Foi baseada nesse histórico que mais uma vez me assustei ao vê-la vulnerável. Cuidar de mãe é uma tarefa para a qual estou me preparando com o tempo. Não acho que ela precisará de mim tão cedo – você não acreditaria na agilidade e força dessa avó de três netos – mas a vida acaba trazendo essas necessidades vez ou outra. O repouso após uma cirurgia, uma virose forte, essas coisas que derrubam até leão. Que derrubam inclusive a minha mãe.

 

Cuidar dela durante a tarde de hoje foi um dos sinais mais fortes de maturidade que senti desde que essa tal maturidade resolveu se instalar na minha vida – sem minha permissão, confesso. Cozinhar, ir ao banco, pagar as próprias contas, lavar o banheiro, trocar o pneu do carro, são meras trivialidades perto da responsabilidade que é cuidar de quem sempre cuidou de você.

 

Ao vesti-la, colocá-la no carro, acomodá-la cuidadosamente em casa, me preocupar com a alimentação e todo o resto, eu não estava procurando retribuir as vezes em que ela levanta de madrugada para ver se a febre passou nem quando ela liga pra me avisar que tem comida pronta na geladeira e nem tudo o que ela faz para realizar meus sonhos mais banais.

 

Só quero mostrar que ela soube ensinar e por isso eu aprendi: o carinho é companheiro da preocupação.

 

* Texto escrito em 2011.

Anúncios
Postado em Eu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s